click me click me click me click me click me click me

janeiro 15, 2014

Mães à beira de um ataque de nervos

















Quando estamos grávidas sonhamos com o nosso bebé. Esperamos 9 meses pacientemente para lhe ver a cara, sentir o seu cheiro, conhece-lo finalmente.
Depois das apresentações feitas, ele, o nosso filho mostra-nos sabiamente o que é um recém-nascido. E nós, mães de primeira viagem, achamos que não sabemos nada...

O que vos vou mostrar de seguida é uma compilação de informação que acredito fazer a diferença quando estamos perante uma situação crítica. Uma ajuda preciosa que pode fazer a diferença em muitas situações de desespero (ou não).

Grupos do Facebook. Foram uma ajuda preciosa nos tempos em que fiquei de licença a maior parte do dia sozinha em casa. Amigas com filhos não abundavam e muitas vezes só me apetecia desabafar com alguém que soubesse o que eu estava a passar... É muito importante sair de casa com o bebé! Nem a chuva é desculpa! Cantem, dancem, façam tudo o que vos levante a moral! Ah e não se esqueçam do instinto! Podem ser novas nesta profissão mas no fundo já sabemos tudo!

MÃES OMS - Apoio à amamentação    
Amamentação com Desmame Natural    
Grupo de Apoio "Entre Mães"

Saúde 24 - 808 24 24 24 (custo de uma chamada local).
Excelente serviço que evita idas desnecessárias ao pediatra. Da única vez que liguei fui muito bem atendida e aconselhada.

Amamentação
Estes são alguns sites onde podem recolher informação preciosa.
Amamentar não é doloroso! Se dói é porque algo está mal e nessas situações aconselho a presença de uma CAM - Conselheira de aleitamento materno. No nosso caso foi o que nos salvou :)
A SOS Amamentação disponibiliza voluntárias que vão gratuitamente a casa.

Leite materno
Amamentar
Mamar ao peito
SOS Amamentacão
KellyMom

e-lactancia
Têm dúvidas sobre a compatibilidade de algum medicamento com a amamentação? Um grupo de pediatras espanhóis estudou a questão e disponibilizou os resultados neste site. Sempre que for necessário tomar algum medicamento, consultem-no.

Depressão pós parto
A depressão existe e não acontece só às outras... não se isolem, procurem ajuda e solução para os vossos problemas. Como não me canso de referir os encontros da Liga La Leche são preciosos. Enquanto estive de licença fui a todos. Uma vez por mês no sítio do costume.

A Unidade de Primeira Infância do Hospital Dona Estefânia também disponibiliza uma consulta de bebés irritáveis que ajuda pais e bebés a encontrar um equilíbrio. Não conheço o serviço mas reconheço a falta de apoio nesta área.
Consulta de Bebés Irritáveis
Tel. 21 853 07 33

Outra coisa que ajuda muito é o exercício físico. Existem alguns centros com ginástica pós-parto onde podem inclusive levar os vossos bebés. Tudo conta para se sentirem bem no vosso novo corpo.

Deixo-vos com um pensamento que li hoje e achei brilhante: "Até certo ponto são os nossos filhos que dão sentido à vida mas depois descobrimos que são os pais e os avós que dão à nossa!".

Enjoy!

2 comentários:

  1. Mesmo... adorei. E adorei conhecer o blog através do 'Pico Pico'. Muitos parabéns Marta, virei inspirar-me por aqui. O que me ajudou na minha licença de maternidade foi criar um blog e partilhar as minhas dores, lendo também outras experiências :)
    Adorei este cantinho, dicas e inspirações :)

    ResponderEliminar